Telhados reflectores “Cool Roof”
Indice

Hoje falamos de Cool Roof ou Cool Roofing e telhados reflectores, que reduzem a temperatura interior dos edifícios ao refletirem o calor do sol. 

Entraremos em detalhes sobre diferentes aspectos e veremos as vantagens que estes tipos de telhados trazem aos edifícios.

¿O que é o Cool Roof? 


Os telhados reflectores conhecidos como ‘Cool Roof’ são superfícies que refletem fortemente a radiação solar, ou seja, têm a capacidade de reflectir os comprimentos de onda visíveis, infravermelhos e ultravioletas do sol, reduzindo a transferência de calor para a superfície, e têm uma elevada emissão térmica.

Em países com muito sol, tais como Portugal, Espanha ou os países mediterrânicos, as soluções de telhado frio são adequadas para praticamente todos os edifícios.

Isto porque os telhados brancos frios têm uma reflectância de calor elevado e emissividade e reduzem o temido “efeito ilha de calor”, trazendo benefícios palpáveis.

Vejamos agora alguns termos interessantes que nos permitirão compreender melhor os telhados frios, tais como o “efeito ilha de calor” e o “SRI”.

 

O que é o “efeito ilha de calor”?

Nas cidades, os telhados dos edifícios representam 22% da superfície total, e quase 30% da energia de um edifício perde-se se não forem devidamente concebidos e instalados, como assinala a Associação de Fabricantes de Impermeabilização da Península Ibérica (AIFIm).

É por isso que no Verão, quando as temperaturas são elevadas, o fenômeno da “ilha de calor urbano” (um fenómeno térmico causado pela diferença de temperatura nos centros das cidades) leva a um aumento do consumo de electricidade, dos custos de ar condicionado e consequentemente da poluição.

É aqui que entra em jogo um telhado frio, permitindo que o aumento da temperatura seja reduzido, atingindo temperaturas de cerca de 40°C em comparação com os 80°C com telhados convencionais. 

 

O que é SRI ou reflectância solar?

A reflectância solar é propriedade de um material ou superfície para reflectir a radiação solar. 

Uma superfície com elevada reflectância solar reflete a maior parte dos raios solares e é, portanto, mais fria. As cores claras, especialmente as brancas, têm uma reflectância solar elevada. O espectro solar é ajustado de 0 a 1 ou em percentagem.

Para conseguir um telhado com um alto SRI (Índice de Reflexão Solar), estão disponíveis produtos impermeabilizantes brancos que reduzem o ganho de calor devido à sua refletividade e oferecem uma excelente resistência à radiação ultravioleta (UV).

A poupança de energia pode ser feita utilizando membranas brancas, altamente reflectoras, de SRI elevado, de baixa contaminação, de alto desempenho térmico. Estas membranas impedem o telhado de absorver toda a radiação UV incidente, impedindo assim que a superfície se aqueça e transfira calor para o edifício.

Vantagens de um telhado branco Cool Roof


Os tectos arrefecidos não seriam tão recomendados se não tivessem algumas vantagens claras, e é por isso que vamos falar dos mais importantes abaixo:

 

Reduzem a temperatura

Cool Roof reduz a temperatura do telhado durante as horas mais quentes do dia.

Telhados asfálticos, catalíticos ou de cascalho podem atingir temperaturas de até 60°C e até 90°C. 

Um telhado frio mantém a temperatura na gama de 30-40°C sob as mesmas condições.

 

Reduz o gasto de energia

Cool Roof baixa a temperatura e isso ajuda a reduzir o consumo de energia ao arrefecer os edifícios e consequentemente as facturas de energia são reduzidas.

Há muita investigação e literatura científica sobre sistemas de telhados frios, o que mostra que podem proporcionar poupanças de energia de 20-50%, dependendo da situação, tipo de instalação e circunstâncias ambientais.

 

Melhora a durabilidade do telhado

O Cool Roof é capaz de prolongar a vida útil do telhado e da camada de impermeabilização.

As membranas do telhado e outros sistemas de membranas sofrem muito com os efeitos do sol e da atmosfera. Isto encurta a sua vida útil e leva a custos excessivos de reparação, manutenção e substituição.

Os revestimentos térmicos utilizados para coberturas são 80% de cerâmica, com uma garantia média do fabricante de 10 anos e uma vida útil de 25 anos ou mais.

 

Melhora o desempenho dos painéis fotovoltaicos

Os telhados Cool Roof melhoram a eficiência e o desempenho dos painéis de duas maneiras:

  • A nivel térmico: Um telhado frio branco reduz a temperatura do telhado até 40 °C, o que aumenta a produção elétrica do módulo fotovoltaico em 20 a 80 %.
  • Em termos de brilho: o material branco reflector aumenta significativamente o albedo da superfície e reflete assim uma grande proporção da energia do sol. Esta propriedade reflexiva pode levar a um aumento do rendimento de até 25%.

 

Fácil de instalar

Os telhados Cool Roof são compatíveis com a maioria dos sistemas de impermeabilização.

Trabalhando apenas no telhado, o sistema Cool Roof não afeta o desempenho do edifício, independentemente do seu tipo: comercial, industrial, público ou residencial.

O sistema Cool Roof pode ser instalado em telhados de asfalto, chapa metálica, fibrocimento, vidro, plástico, TCO, VPC, etc. 

 

Obter certificações de energia

A utilização do Cool Roof faz parte de alguns programas de certificação energética e de edifícios sustentáveis, incluindo normas como o Passivhaus.

 

Conclusão final


A instalação de telhados Cool Roof é altamente recomendada em áreas onde o calor apresenta um problema de conservação de energia e consumo excessivo de energia para arrefecimento de edifícios.

Em regiões dos EUA e do Sul da Europa, estes tipos de instalações são amplamente utilizados mas estão a ser cada vez mais utilizados em diferentes regiões devido a todos os benefícios que trazem e aos seus custos de manutenção e instalação relativamente baixos.

Outros posts

Desenvolvimento de espaços públicos e zonas verdes nas cidades: chave para a sustentabilidade e o bem-estar urbano
Alubuild® obtém a certificação ITB KOT para os seus sistemas de montagem de painéis compósitos Buildbond®
HBIM: digitalizando a conservação e restauro de edifícios
Utilização de drones para construção e inspecção