Skip to main content

Se pertence ao sector da construção ou da arquitectura, terá certamente ouvido falar do painel compósito de alumínio e das suas grandes vantagens e versatilidade quando se trata da sua utilização.

Embora o painel compósito de alumínio seja já um produto estabelecido no sector, nem todos sabem em pormenor em que consiste, e é por isso que neste artigo vamos analisar aspectos como a sua composição, usos, acabamentos, vantagens e propriedades.

 

O que é o compósito de alumínio?


Antes de mais, comecemos pelo básico, explicando porque se chama um painel compósito de alumínio e a sua composição.

Um painel compósito de alumínio é um painel de várias camadas constituído por duas folhas de alumínio que são normalmente pintadas, coladas a um núcleo central termoplástico com diferentes graus de carga através de um processo de co-extrusão de núcleo e adesivos específicos.

O que é um compósito?

Os compósitos são materiais constituídos por uma série de produtos sintéticos que se misturam heterogéneamente para formar um único com determinadas propriedades.

As suas utilizações são muito variadas e podemos encontrar compósitos em indústrias tão diversas como a cirúrgica (obturações dentárias), militar, automóvel ou construção.

Ao fazer a mistura específica dos produtos, podemos alcançar as propriedades que se adequam à necessidade de utilização do material.

No caso do núcleo central do painel compósito de alumínio, este é geralmente composto de polietileno, ao qual são adicionadas cargas minerais para melhorar significativamente a sua reação ao fogo. Isto torna-o um material com excelentes propriedades térmicas e acústicas, além de ser mais leve e mais resistente ao impacto do que uma folha de alumínio equivalente apenas.

 

O alumínio

O alumínio é o terceiro elemento químico mais abundante do planeta e o metal mais comum na crosta terrestre. Este material é caracterizado pela sua leveza, pesando 2,7 g/cm3, que é um terço do peso de materiais como o ferro. Outra característica excelente é a sua resistência natural à corrosão. O alumínio é também dúctil, retardador de chamas e 100% reciclável sem perda de qualidade.

Este metal é sinónimo de qualidade duradoura, uma vez que suporta o teste do tempo quase sem desgaste, deformação ou mudança sob a influência de factores externos. Além disso, quase não requer manutenção, pelo que a sua durabilidade é mais do que garantida.

É também um material sustentável, uma vez que apenas 5% da energia utilizada na produção de alumínio primário é utilizada na produção de lingotes de alumínio reciclado, e é gerada uma pegada de carbono muito pequena.

A resistência, leveza e durabilidade do alumínio fazem dele um material ideal para construção e arquitectura, não só em perfis ou certos elementos estéticos, mas também como um material de cobertura forte e durável.

Além disso, a força do alumínio torna-o excelente para a produção de todos os tipos de infra-estruturas. Além disso, a sua combinação perfeita de leveza, flexibilidade, resistência e condutividade tornou-o um dos materiais mais utilizados no sector energético. Graças às suas excelentes propriedades, o alumínio encontrou hoje um lugar nas actividades de produção em todas as áreas, desde as comunicações à electrónica e não só.

Este material pode ser aliado a outros metais para melhorar algumas das suas propriedades, dependendo da sua utilização final. As ligações mais comummente utilizadas em revestimentos arquitectónicos são:

  • Série 3000 (3005/3015) – A sua principal ligação é o manganês, o que lhe confere melhores propriedades mecânicas, maior carga de ruptura e resistência à ruptura e, em geral, melhor maquinabilidade.
  • Série 5000 (5005) – A sua principal ligação é o magnésio, o que lhe confere excelente resistência à corrosão atmosférica, maior dureza e melhor acabamento, ideal para tratamentos de superfície como a anodização.

 

O que é um painel compósito?

Agora que compreendemos o que é um painel compósito, o tipo de materiais utilizados e porquê, podemos definir claramente o que é um painel compósito de alumínio.

É constituído por um painel, geralmente de 4 mm de espessura, até 2 metros de largura e em comprimentos amplos para utilização em grandes fachadas, e é composto por duas folhas de alumínio contendo um núcleo termoplástico com um material de carga mineral.

Embora o alumínio seja um material resistente em si mesmo, a sua camada exterior é normalmente protegida por um processo contínuo de pintura multicamadas com tintas especiais que oferecem alta resistência à corrosão, envelhecimento, aderência à sujidade, pegadas e graffitis, bem como inúmeras opções de cor e acabamento.

Finalmente, um painel compósito de alumínio pode ser facilmente trabalhado e montado nas fachadas de edifícios, espaços comerciais e em qualquer outro lugar que se possa imaginar.

 

Elaboração do painel compósito


O painel compósito é fabricado por extrusão do núcleo, que é aderido e compactado a duas folhas de bobina de alumínio que são desenroladas ao mesmo tempo e envolvem o conjunto. Estas bobinas são pré-tratadas quimicamente e pintadas num processo contínuo sobre uma linha especial de revestimento de bobinas.

Durante a compactação e arrefecimento do núcleo, a chapa resultante passa por uma multiplicidade de rolos para assegurar a uniformidade da superfície e espessura, bem como sistemas de limpeza mecânica para um acabamento perfeito das arestas.

Para armazenamento e posterior distribuição, esta folha é cortada em painéis de diferentes tamanhos, de acordo com as necessidades de cada projeto arquitetónico, incluindo os de grandes dimensões e assegurando uma multiplicidade de cores e revestimentos.

 

Como é fixado o painel compósito?


Para instalar o painel compósito sobre uma fachada, é aconselhável realizar uma série de montagens.

Se quisermos utilizá-lo como painel de alumínio para fachadas ventiladas, teremos de fixar à parede de base uma subestrutura anterior na qual os painéis serão fixados, e assim adaptarmo-nos aos regulamentos de construção.

A instalação na subestrutura pode ser feita rebitando ou aparafusando as peças do painel, ou sob a forma de bandejas suspensas.

Uma instalação bem organizada de fachada ventilada não envolve demasiadas dificuldades, e uma vez concluída, dá ao edifício um acabamento de qualidade, é fácil de manter e mais eficiente em termos energéticos.

Vantagens do painel compósito de alumínio


O painel compósito de alumínio tem muitas vantagens quando comparado com outras soluções no mercado, tais como painéis sanduíche, painéis de resina fenólica e mesmo as mais clássicas como a cerâmica ou a pedra natural.

E quando falamos de outras soluções de isolamento de fachadas, tais como SITE (sistema de isolamento térmico pelo exterior), ou quando comparamos diretamente com fachadas sem revestimento, as fachadas ventiladas feitas com painéis compósitos de alumínio são as melhores soluções em termos de leveza estrutural, custos de manutenção e, acima de tudo, poupança de energia.

Vejamos as vantagens mais importantes:

 

Desenho de qualidade e versátil

O painel compósito tem um bom acabamento superficial, uma variedade de texturas e cores e a sua liberdade formal torna-o adequado para uma vasta gama de locais, edifícios e estética.

Tem também uma vasta gama de opções de maquinação e instalação. O material pode ser cortado, furado, perfurado, estampado, moído, curvado e dobrado com as ferramentas adaptadas mais comuns no mercado.

Isolamento térmico e acústico superior

Outro aspecto positivo é a sua capacidade de isolamento térmico e acústico. Se instalarmos uma instalação do tipo fachada ventilada, conseguiremos um isolamento térmico e acústico mais de acordo com as especificações actuais de eficiência energética e insonorização.

 

Protecção contra incêndios

Uma das melhores coisas sobre os painéis compósitos é que podem ser não inflamáveis ou não inflamáveis, para que possam satisfazer os requisitos de segurança contra incêndios de cada país.

Este é um dos aspectos mais importantes quando se considera que as normas para materiais de construção estão a tornar-se cada vez mais rigorosas e que também podem salvar vidas.

 

Leve e resistente à corrosão e ao impacto

Graças à sua combinação de materiais, é leve mas ao mesmo tempo resistente, o que o torna muito fácil de manusear e montar.

Está também altamente protegido contra a corrosão graças aos acabamentos pintados disponíveis, que podem ser adaptados a todas as condições climatéricas.

 

Reciclável e duradouro

O painel compósito de alumínio não liberta quaisquer substâncias nocivas para o ambiente em nenhum momento do seu ciclo de vida.
Os pinéis compósitos após uma longa vida útil são totalmente recicláveis e podem ser devolvidos ao ciclo dos materiais reciclados.

 

Cumpre os regulamentos actuais e é facilmente adaptável

Com o painel compósito e uma fachada ventilada, as directivas actuais de energia e protecção podem ser cumpridas sem qualquer problema.

Além disso, os fabricantes deste material podem obter certificações de edifícios específicas de cada país, para que possa ser utilizado com segurança e eficiência em muito mais edifícios.

 

Usos do painel compósito de alumínio


Não obstante, a utilização mais comum dos painéis compósitos ser a instalação de fachadas ventiladas, as quais dão ao edifício um aspeto moderno e funcional, estes painéis permitem uma multiplicidade de utilizações, das quais destacamos:

  • Revestimento de todos os tipos de fachadas;
  • Revestimentos de espaços interiores;
  • Para restauração e reabilitação;
  • Revestimentos de colunas;
  • Revestimento de balcões;
  • Elementos funcionais e estéticos tais como cantilevers e toldos;
  • Sinaléticas e suportes de identidade corporativa de espaços comerciais;
  • Uma multiplicidade de utilizações industriais, como por exemplo na indústria automóvel.

Como se pode ver, o painel compósito de alumínio é um material de excelência quando se trata de fachadas de construção. É económico, leve, durável, reciclável e cumpre as mais exigentes especificações de proteção e de eficiência.

 

cucukakek89 cucukakek89 cucukakek89 cucukakek89 cucukakek89 cucukakek89 cucukakek89 cucukakek89 slot gacor 123 slot5000 slot dana rtp slot https://maxjp89.org/ cucukakek89 cucukakek89 cucukakek89 cucukakek89 cucukakek89 cheat slotcheat slot cucukakek89