Skip to main content

A domótica é uma forma de controlar a sua casa à distância. Pode torná-lo tão simples ou tão complicado quanto quiser, mas todos os sistemas de domótica partilham alguns elementos comuns.

A domótica permite-lhe utilizar diversos dispositivos ao mesmo tempo e controlá-los todos a partir de um só lugar, o que é especialmente útil se houver mais do que um membro da família a viver na mesma casa ou apartamento.

A domótica também tem vantagens para os idosos que vivem sozinhos: podem usar os seus telefones ou computadores para acender luzes, desligar os seus despertadores ou mesmo abrir as suas portas quando saem de casa.

 

O que é a domótica numa casa?


Alguma vez desejou que a sua casa pudesse antecipar todas as suas necessidades e tornar a sua vida mais fácil? Bem, agora pode. A domótica é a utilização de sistemas eletrônicos para controlar e automatizar a sua casa. 

Pode ser utilizado para controlar as luzes, aparelhos, aquecimento, ar condicionado, sistema de segurança, etc.

Pode mesmo controlar estes dispositivos remotamente através de um smartphone ou de um tablet. Com a domótica existem infinitas possibilidades que podem melhorar a sua vida.

A domótica também proporciona outra comodidade: a capacidade de controlar a sua casa à distância. Já não precisa de perguntar se a lâmpada precisa de ser mudada, basta verificá-la a partir do seu telefone enquanto se senta!

 

Quais são as três principais utilizações da domótica?

A domótica tem três utilizações principais:

  • Contribuir para a redução dos custos de eletricidade. Para tal, basta configurar um dispositivo que apaga as luzes e os aparelhos quando não estiverem a ser utilizados;
  • Aumentar o conforto da sua casa, não tendo de se preocupar em ajustar a temperatura ou a iluminação de cada quarto individualmente. O sistema pode ser configurado para que cada pessoa tenha o seu próprio perfil, com diferentes configurações, para que ninguém tenha de se preocupar em mudar as coisas novamente quando terminar a sua utilização.
  • E, finalmente, garantir que todos estão seguros em casa – e fora – a domótica pode ajudar a controlar as câmaras e os sistemas de alarme instalados

 

O que pode ser automatizado numa casa?


Numa casa podem-se automatizar inúmeras funcionalidades!

Algumas das aplicações mais comuns são a iluminação, as portas e as janelas, aquecimento/ar condicionado (AVAC), sistemas de áudio, comandos de aparelhos, sistemas de segurança e câmaras.

Outros tipos de automatização também podem ser alcançados, como robôs que limpam o chão ou executam outras tarefas na casa ou no jardim.

 

Vantagens e desvantagens da domótica.


Até agora identificámos algumas vantagens da domótica, mas também é importante ter em mente algumas desvantagens:

  • A domótica é dispendiosa;
  • A Domótica pode não ser uma solução possível: se vive numa área com cortes frequentes de energia ou de Internet ou se existem outros problemas com a infraestrutura elétrica, então este tipo de tecnologia pode não ser adequado;
  • A domótica não funciona em todas as casas. Por exemplo, se não houver tomadas perto ou se as paredes não estiverem preparadas para a instalação elétrica, não vale a pena tentar instalar um sistema pois ele não funcionará corretamente;
  • A automação doméstica não é um substituto para um sistema de segurança, uma vez que proporcionam diferentes tipos (ou níveis) de proteção, dependendo de qual é utilizado (embora ambos se baseiem em princípios semelhantes, tais como linhas de alimentação elétrica).  Por exemplo, um sistema de segurança de domótica não está normalmente ligado a uma central de alarme.

 

Que tipos de sistemas de domótica deveriam ser instalados numa casa?


Estes são os mais comuns e recomendados:

  • Controlo da iluminação: O controlo da iluminação consiste em ajustar o brilho, a cor e outros aspetos das luzes de uma casa. Com estes sistemas, pode criar um esquema de iluminação pessoal que se adapte ao seu estilo de vida e ao seu estado de espírito;
  • Controlos de temperatura: A temperatura da casa é controlada por um sistema automatizado que deteta quando a temperatura cai ou sobe acima de um determinado limiar e ajusta-se em conformidade; 
  • Controlo de segurança: Os sistemas de segurança utilizam sensores para detetar intrusões na propriedade, tais como abertura e fecho de portas ou abertura de janelas. Se tal evento ocorrer, soará um alarme, alertando-o para o perigo, para que possa agir em conformidade;
  • Controlo de eletrodomésticos: Estes tipos de automatização permitem-nos ligar e desligar os nossos aparelhos à distância utilizando os nossos smartphones ou computadores.

 

Exemplos de domótica num lar


Estes são alguns exemplos da utilização da domótica e da automação que fazem da sua casa um lar inteligente:

  • Automatização da iluminação à entrada e à saída da casa. Quando entrar na sua casa, ligue todas as luzes de uma sala ou grupo de salas específicas;
  • Controlo automatizado do aquecimento quando são atingidas determinadas temperaturas. Se estiver demasiado calor lá fora, ligue o sistema de ar condicionado antes de chegar a casa. O mesmo se aplica ao tempo frio; se vai estar abaixo de zero nessa noite, aqueça a casa para que esteja quente quando chegar a hora de ir para a cama;
  • Ativar os sistemas de segurança quando sai de casa. Colocar sensores em todas as entradas e saídas para que sejam ativados a partir do momento que todos tenham saído definitivamente de casa (ou até que alguém os reabra). Isto também permitirá que janelas e persianas fechem automaticamente após as portas estarem trancadas, bem como ativar os detetores de movimento;
  • Criar uma atmosfera de cinema em casa instalando vários altifalantes em cada sala onde as pessoas costumam ouvir música/assistir a filmes, etc., e ligando-os entre si através de dispositivos Bluetooth instalados nas paredes de cada sala.

A domótica permite-lhe controlar a sua casa a partir de qualquer parte do mundo com um telefone ou computador.


A automatização doméstica pode ser crucial para pessoas que não estão em casa todo o dia, tais como pais com filhos pequenos ou reformados. 

A domótica permite-lhe controlar a sua casa a partir de qualquer parte do mundo com um telefone ou computador. Isto poupa tempo e dinheiro, pois não é necessário estar fisicamente presente para apagar as luzes quando não são necessárias, ou à noite quando deixam de ser necessárias.

Além disso, os três principais assistentes (Google Assistant, Apple Siri e Amazon Alexa) oferecem algum tipo de aplicação domótica, pelo que iniciar a sua utilização pode ser extremamente fácil.

google-alexa-siri-domotica-domotics

Leave a Reply