Tudo o que precisa de saber sobre a metodologia BIM
Indice

Se trabalha no sector AEC (Arquitectura, Engenharia e Construção), terá certamente ouvido falar desta metodologia BIM. 

Hoje trazemos-lhe em detalhe tudo o que oferece e as suas principais características. 

Porquê? Porque é cada vez mais exigido tanto pelos clientes como pelos governos de todo o mundo.

No artigo encontrará respostas a todas as perguntas mais frequentes sobre o BIM.

 

O que é BIM?


Este acrónimo significa “Building Information Modelling” e permite definir e executar projectos de construção numa perspectiva global e integrada, tendo em conta todo o projecto de construção, independentemente da fase, desde o esboço inicial até à sua execução. 

É simplesmente uma metodologia de trabalho de equipa utilizada no sector da construção. 

Consiste num conjunto de dados organizados de construção, os quais visam facilitar a gestão da engenharia, arquitectura e os projectos de construção, melhorar o desempenho e eficiência dos processos. 

Nesta perspetiva,  todos os profissionais envolvidos num projecto de construção podem trabalhar no mesmo projecto em tempo real, em colaboração e com acesso à mesma informação.

 

O que é a metodologia BIM?

Com a metodologia BIM, cada área de projecto cria o seu próprio modelo 3D da secção correspondente e mantém o controlo e a responsabilidade sobre ele. 

Todos estes submodelos são combinados num modelo de coordenação central que contém toda a informação de forma integrada. 

Esta informação dá sentido aos objetos e descreve-os em termos de propriedades,  tais como eficiência energética, tipo de material ou massa. 

Além disso, estes “objectos BIM” podem ser associados a informações externas ao modelo, tais como uma especificação do produto ou um desenho detalhado.

A utilização deste modelo de coordenação central tem um impacto significativo na gestão das equipas: optimiza a colaboração, a gestão do processo e de concepção, a construção e consequentemente  a transparência e a comunicação entre todos. 

 

O que é um objecto BIM?

Basicamente, um objecto BIM é uma representação virtual de um produto real. 

Esta réplica virtual contém toda a informação relevante sobre o produto, desde informação geométrica como dimensões, forma, peso, etc., a informação como o URL do fabricante ou instruções de utilização e manutenção.

 

O que é a modelação BIM?


A modelação BIM permite a utilização de um modelo de dados virtual gerido por uma equipa com capacidades de design e software BIM, que inclui arquitectos, engenheiros, arquitectos paisagistas, agrimensores, projectistas, instaladores, técnicos de construção, promotores, investidores, empresas de construção, etc. 

Todos os profissionais envolvidos contribuem com dados e informações para um modelo comum para o projeto onde cada um trabalha da sua própria parte, mas todos têm a informação do todo.

 

O que é o LOD?

O LOD é um indicador do nível de desenvolvimento que é ou deve ser feito num edifício BIM ou num modelo de infra-estruturas.

Através do LOD, é possível saber que nível de dados e parâmetros bem como  a geometria que o modelo BIM tem. 

Esta questão pode ser analisada diretamente na representação visual do modelo 3. No entanto, nem todos os parâmetros são visíveis no modelo virtual pelo que  pode ser necessário interagir com os dados para se obter maior profundidade do nível de desenvolvimento (por exemplo, dados do fornecedor de elementos ou instruções de instalação, fabrico, a família de produtos a que os elementos pertencem…).

 

Vantagens da tecnologia BIM


A metodologia BIM é cada vez mais exigida por muitos intervenientes em projectos de construção, uma vez que traz enormes vantagens ao nível da concepção e ao nível da eficiência dos processos.  

Apresentamos algumas das principais vantagens da metodologia BIM: 

 

Visão detalhada de todos os elementos do projeto

O BIM simplifica e melhora o processo de concepção de projectos de construção. 

Todos os especialistas envolvidos introduzem informação sobre o seu trabalho no projecto como um todo, o que reduz significativamente o risco de erros e facilita a informação a todos os interessados.

 

Redução de potenciais conflitos e erros 

Em qualquer projeto de construção há muitos participantes e interacções entre as partes. 

A utilização da metodologia BIM é uma das melhores formas de detectar potenciais conflitos, evitar disputas e poupar tempo e dinheiro no processo.

Ajuda porque, num projecto, é provável que nem toda a informação apresentada corresponda a todos os participantes do projecto, o que pode levar a confusão. O BIM pode ajudar os utilizadores a filtrar, aceder e utilizar apenas a informação que é relevante para as suas tarefas e operações.

 

BIM aumenta a produtividade

Finalmente, arquitectos e outros especialistas da indústria consideram a tecnologia BIM como uma das melhores inovações a qual permite aumentar a sua produtividade e assegurar um maior retorno do investimento graças a tudo o que acima já foi referido. 

 

Qual o software BIM que está disponível no mercado?


A aplicação da metodologia BIM seria impossível se não tivéssemos disponíveis determinados  programas informáticos os quais permitem a sua execução.

Vamos falar dos dois softwares mais utilizados no mercado: 

 

Revit

Autodesk Revit é um software de desenho inteligente para modelação BIM em arquitetura e engenharia. 

A característica mais determinante deste software está relacionada com o facto de tudo modelado utilizando objectos inteligentes (famílias paramétricas) e criado em 3D à medida que o projecto evolui, desde o piso térreo até aos pisos superiores. 

O software Revit não se limita a desenhar, praticamente constrói em 3D. 

Neste sentido, é possível visualizar e inspeccionar o edifício em 3D e praticamente construir com base em famílias (objectos) de paredes, janelas, portas e diferentes materiais. Esta funcionalidade é possível,  uma vez que é conseguido o armazenamento de toda a informação, graças a uma base de dados relacional que coordena a informação ao longo de todo o processo. 

Além disso, no caso de uma alteração no projeto, o Revit tem a capacidade de coordenar e exibir automaticamente a última versão de trabalho sem que as alterações afetem todo o processo, o que acelera o trabalho e minimiza o risco de erros na execução do projeto.

Como parte do ambiente de software Autodesk, a Revit tem um forte apoio na exportação e importação de ficheiros do AutoCAD, Inventor, 3D Max, etc.

 

Archicad

Archicad é um software CAD de desenho assistido por computador. É um software BIM muito eficiente e intuitivo, e a sua curva de aprendizagem não é tão íngreme como outras ferramentas da indústria.

Ser um software BIM significa,  também,  que toda a documentação é automaticamente gerada durante o projecto e a sua função de trabalho em equipa permite a vários utilizadores partilhar o mesmo projecto e trabalhar em colaboração.

Outra grande vantagem é que permite que ficheiros DWG, DXF e IFC sejam importados e exportados para AutoCAD, SketchUP e 3ds, entre outros.

 

Qual é a diferença entre a modelação CAD, 3D e BIM?


Os processos CAD e BIM são semelhantes na medida em que apresentam e comunicam a intenção de concepção e construção de um projecto AEC através de uma representação gráfica, para que os participantes do projecto possam compreender o que construir e como construir. 

A diferença entre a modelação CAD, 3D e BIM é que,  enquanto ambos os processos fornecem uma representação geométrica dos edifícios e das infra-estruturas, o processo BIM vai mais longe, e além da geometria, capta as relações, os metadados e o comportamento inerente aos elementos reais  do edifício.  

O acesso a estes dados torna o trabalho mais eficiente e reduz a probabilidade de existência de erros ou conflitos.

 

Vantagens do BIM sobre o CAD

O processo BIM cria e gere a informação ao longo do ciclo de vida do projecto AEC, integrando os documentos de construção e de desenho dos  diferentes sectores num único ficheiro de dados. 

Uma vez que se pode aceder aos dados em múltiplas visitas,  desde 2D e 3D até tabelas, a informação é muito mais acessível e está mais conectada do que nas fontes de dados dispersas associadas aos métodos mais tradicionais do CAD. 

 

Conclusão final

A metodologia BIM é um dos métodos, mais utilizado,  na área da construção de edifícios,  por razões óbvias e que ainda por cima estão constantemente a progredir. Não seria surpreendente se no futuro esta metodologia se venha a  tornar  uma norma de trabalho mundial. Note-se que já existem determinadas instituições dos principais países que já regulamentam e exigem a utilização desta metodologia nos seus projectos de obras públicas.

Outros posts

Arquitetura e Cinema: um diálogo visual
Além de Riken Yamamoto: 5 arquitetos japoneses vencedores do Pritzker
Fachada ventilada e ETICS: Principais diferenças e semelhanças entre sistemas
A influência da arquitetura árabe em Espanha e Portugal