A utilização de VR e AR na arquitetura e construção
Indice

Neste novo conteúdo passamos a falar do que é e da utilização que fazemos da realidade aumentada e da realidade virtual na arquitetura e na construção.

Se estiver interessado em saber mais sobre isto, continue a ler e nós iremos informá-lo detalhadamente sobre o assunto. É um campo em desenvolvimento que promete crescer muito nos próximos anos.

O que é a realidade virtual e aumentada?

A realidade aumentada e a realidade virtual (geralmente abreviadas como AR e VR respectivamente) são tecnologias que melhoram ou substituem o ambiente real por um ambiente simulado onde proporcionam uma série de benefícios para o espectador.

Estes dois tipos de tecnologias são em certa medida complementares e podem ser aplicados em centenas de campos, desde jogos de vídeo como o famoso Pokémon Go até ao mais recente software de design 3D ou ao metaverso.

Para aprofundar a forma como estas tecnologias influenciam a arquitectura, é importante começar por compreender as diferenças.

 

Qual é a diferença entre VR e AR?

Para simplificar, na realidade virtual, o utilizador usa quase sempre um auricular e uma viseira brilhante para substituir completamente o mundo real por um virtual. 

A ideia da realidade virtual é remover o máximo possível do mundo real e isolar o utilizador do mesmo, colocando os seus sentidos fora dele. 

Uma vez dentro, o universo VR pode ser codificado para entregar quase tudo, desde uma raça num jogo de vídeo até uma recriação realista (mas completamente fictícia) das paisagens da Terra. 

Embora a VR tenha algumas aplicações comerciais na concepção de produtos, formação, arquitetura e retalho, a maioria das actuais aplicações VR são concebidas para entretenimento.

A Realidade Aumentada (RA), por outro lado, é uma tecnologia que permite sobrepor elementos virtuais à nossa visão da realidade, melhorando a nossa percepção da realidade e da nossa experiência.

Assim, vemos que a utilização da realidade aumentada tem uma relação com o mundo real e a sua aplicação no mesmo, o que a diferencia da Realidade Virtual onde não há ligação com a realidade.

 

Como é utilizada a realidade aumentada na arquitetura?

Em essência, o que a realidade aumentada permite na arquitectura é ver como será uma obra arquitectónica, acrescentando virtualmente elementos que mais tarde serão incorporados na vida real. 

Isto, como podemos imaginar, poupa muito tempo e dinheiro, ao mesmo tempo que proporciona maior segurança para arquitectos e construtores ou clientes quando interagem com uma construção.

Cálculos e desenhos podem ser vistos em primeira mão como serão no ambiente, permitindo ajustes precisos sem ter de esperar para ver a estrutura acabada.

 

Benefícios da realidade aumentada na construção e arquitetura

A realidade aumentada é aplicada a todo o processo de construção e pode estar presente em todas as fases, desde a concepção até à execução, apresentação e manutenção da obra.

  • Desenho: Ao nível do desenho, a realidade aumentada permite-nos desenhar em tempo real no terreno e realizar as medições e ajustes necessários para conseguir uma melhor construção final, ou ter em conta todos os detalhes da orografia que nos possam afectar.
  • Execução: A realidade aumentada permite visualizar em detalhe como deve ser a obra antes de ser executada. Isto permite aos construtores visualizar diretamente e mais claramente como será completado e utilizar a realidade aumentada para descobrir se tudo está a progredir correctamente.
  • Comercial: Uma das principais dores de cabeça é o consenso do desenho e o trabalho com o cliente. O que a realidade aumentada permite é que o cliente seja capaz de visualizar claramente e no seu ambiente real o aspecto do trabalho em grande detalhe, para que possa transmitir se a sua ideia está a ser implementada corretamente.
  • Manutenção: A manutenção de um edifício é quase tão importante como a sua concepção para que este fique funcional durante muitos anos. A realidade aumentada ajuda-nos a concentrar-nos nos pontos importantes e a tomar decisões rapidamente e sem erros. O que acontece se tivermos muitos tubos idênticos e não formos capazes de identificar aquele que temos de tocar? Bem, a realidade aumentada oferece-nos a informação in situ e sem a possibilidade de erros quando se trata de tomar decisões críticas.

realidad aumentada arquitectura

Que programas são utilizados na arquitetura e podem ser considerados como parte da realidade virtual ou aumentada?

Vejamos agora alguns dos programas e aplicações mais conhecidos utilizados na arquitetura para aplicar a realidade aumentada a projectos e construções.

 

Trace Morpholio AR Sketchwalk

Trace é a aplicação de desenho e arquitetura tudo-em-um que lhe permite desenvolver facilmente ideias em camadas, comunicar realçando desenhos e trabalhar sem problemas ao longo de todas as fases do processo de desenho. 

A funcionalidade AR Sketchwalk é o que nos permite mergulhar nos nossos próprios esboços através da realidade aumentada, dando aos clientes, bem como aos arquitectos e engenheiros, uma ideia mais realista do espaço concebido.

 

DAQRI Capacete Inteligente

O Daqri Smart Helmet cria um mapa completo de todo o ambiente: desde as estruturas em construção até às que acabaram de ser desenhadas. 

Os dados capturados com a câmara de vídeo e microfone incluídos podem ser digitalizados e partilhados instantaneamente, pois podem funcionar com WiFi, Bluetooth ou GPS, aproveitando ao máximo a realidade aumentada (e a tecnologia 4D). 

É a solução ideal para qualquer tipo de estaleiro de construção, mesmo o mais inacessível e logisticamente complexo.

 

ARki  

ARki é um serviço que incorpora tecnologia de realidade aumentada na arquitetura e fornece modelos 3D com diferentes níveis de interactividade tanto para a concepção como para a apresentação em tempo real. 

Pode ser utilizado em qualquer dispositivo iOS/Android.

 

Augment

Com Augment só precisa de adicionar algumas imagens 2D e especificações à Fábrica 3D e terá um modelo 3D de alta qualidade pronto para AR.

Quando o modelo 3D estiver pronto, pode verificar a sua qualidade utilizando o 3D Viewer. Uma vez validado, o modelo 3D é guardado no Cofre 3D e está pronto para ser colocado onde for necessário.

Esta aplicação está disponível para smartphones e tablets e é utilizada por designers e equipas de marketing, reduzindo custos de prototipagem e aumentando a atractividade do trabalho para os clientes.

 

GAMMA AR

A Gama AR é BIM + realidade aumentada para a arquitetura e construção.

Utiliza a realidade aumentada para posicionar com precisão os modelos BIM do local, permitindo a cada membro da equipa comparar facilmente o progresso da construção e o modelo BIM do projecto em tempo real.

Ao ligar o projecto e o escritório, a Gamma AR ajuda a melhorar a comunicação e a trazer mais clareza ao projecto.

A aplicação também é capaz de detectar erros em tempo real, permitindo acompanhar o progresso e fornecer feedback sobre os vários componentes do projecto.

Esta aplicação está disponível para Android e iOS

 

Conclusão final

À medida que vemos a realidade virtual, e mais ainda a realidade ampliada, permitimos que a arquitectura e a construção dêem um passo em frente graças às vantagens oferecidas pela visualização em tempo real do aspecto de uma obra, ou quais são as decisões correctas a tomar relativamente à obra a desenvolver.

Outros posts

Viver em Mobile Homes: Inovação e conforto no mesmo espaço
A Alubuild® obtém a certificação DIT Plus
Arquitetura e Cinema: um diálogo visual
Além de Riken Yamamoto: 5 arquitetos japoneses vencedores do Pritzker